Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

29ª Bienal

Estive na Bienal neste final de semana, mas não me impressionei. O que senti durante o passeio foi uma sensação nostálgica. As sensações produzidas em mim pelos objetos foi de uma estagnação da arte e assim talvez do homem. A expressão que a defini para mim poderia ser "mais do mesmo" . Será que essa era a intenção? Bom, ví cadeiras presas a uma base de concreto e senti que no metrô deveriam haver mais!
Por que só o Lula morreria degolado? Isso me incomodou, talvêz o ponto máximo da exposição. 
Não me importei com os outros governantes levando um tiro, nem com a Rainha Elizabeth levando-o pelas costas, muito menos com o assassinato de Kofi Annan presidente da ONU, mas o Lula degolado me incomodou! O que isso significa pra mim? Será que se o Lula tivesse que morrer ali como os outros, deveria então ser também com um tiro?  Será que só pelo fato do Lula ser o presidente do meu país e existir ali mais proximidade, vê-lo morrer degolado seria então chocante? (pra mim parece ser uma forma cruel e dolorosa). Ele não era o único brasileiro, o Fernando Henrique Cardoso estava ali e estava levando um tiro também... Que coisa, isso pra mim também foi indiferente... Será que o FHC deveria ser degolado na minha opnião? Olha, pra ser sincero, hehehe eu preferia e talvez me sentiria vingado!!
Olha que interessante, ver o Lula morrer de uma forma mais cruel que os outros, me aproximou mais dele, será que isso prova que eu gosto dele mais que dos outros? Só o conheço mais pois ele é presidente do meu país mas nunca estive ao seu lado. Será que a obra foi produzida por alguém que não gosta do Lula e a morte dos demais foi só para camuflar seu ódio pelo Lider Brasileiro? Seria o artista um Tucano? Por que ele não escolheu outro para morrer degolado? O Bush, o FHC, o Armadinejad... Estavam todos lá e morrem apenas com um tiro??? Por que o Lula degolado?
Será que se eu visse a obra com outro lider sendo degolado e o Lula levando um tiro, eu iria questionar o fato e sair em defesa do degolado seja quem fosse? FHC, Bush, Armadinejad...?
KKK, claro que o mais sensato é que ninguém morra de forma alguma mas eu me propus a interagir com a obra. 
Pode ter sido a forma do artista dizer que não gosta de ninguém e gosta menos ainda do Lula?
Eu deveria ficar chocado com as mortes e nem ligar para o fato do Lula estar sendo degolado?  Independente da maneira, o assassinato de seres humanos é chocante e inconcebível? Em uma visão politicamente-correta, claro!!
Para mim valeu... Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
Bienalize-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário