Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016


Biografia
João Roncatto nasceu em Itaú de Minas, interior de Minas Gerais e passa sua infância na cidade de São Sebastião do Paraíso onde inicia seus estudos das Artes Cênicas aos 17 anos. Frequenta durante três anos a Oficina de Artes Cênicas Sebastião Furlan, sob a direção de Kátia Mumik e Edna Maldi, montando ali, "Seis Personagens à Procura de Um Autor", de Luigi Pirandello, "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, e "Esquetes da Comédia da Vida Privada", de Luís Fernando Veríssimo, entre outros.

Trabalha com Stand-up Comedy, no Hotel Fazenda Termópolis, em São Sebastião do Paraíso, em 1999, escrevendo e produzindo seus próprios números baseados no arquétipo do caipira mineiro.

Produz e atua em "Homo Sapiens Trocados", texto escrito por ele, Ana Cândida Machado e Marcelo Oliveira, assim como "Resgate de um Sonho", texto de sua autoria, em 2000.

No mesmo ano, vem para São Paulo estudar no Teatro Escola Macunaíma e se especializar no método das ações físicas de Constantin Stanislavski, ensinado pela escola. Neste período atua em seu processo de profissionalização nas montagens de "A Maldita Parentela, de França Júnior, direção de Wanderley Martins; "Dura Lex Sed Lex No Cabelo Só Gumex", de Oduvaldo Vianna Filho, direção de Beto Marcondes; "A Revolução das Mulheres", de Luis Monteiro, direção de Lineu Constantino; "Lampião", de Raquel de Queiroz, direção de Alex Capelossa; "É ou Não É, Só Sei Que Foi Assim", baseado na obra de Ariano Suassuna, direção de Renata Kamla.

Em 2005, já como ator profissional atua em "Smak Foi Um Beijo Tipo Assim!", de Djalma Lima. Em 2006, passa a integrar o elenco de "120 dias...", de Marquês de Sade, da Companhia os Satyros, com direção de Rodolfo García Vázquez.

Em 2007 é convidado por Hugo Possolo e Raul Barretto dos Parlapatões para produzir e assessorar a comunicação do grupo durante os projetos Comediantes em Pé de Guerra; Festival de Cenas Cômicas; Palhaçada Geral; Projetos do Fomento ao Teatro da Prefeitura de São Paulo e o Espetáculo Clássico do Circo, texto de Hugo Possolo.

Produz a terceira montagem de "Fica Frio - Uma Road Peça", de Mário Bortolotto, direção de Dídio Perini em cartaz de junho a setembro de 2007, no Espaço dos Satyros.

Atua com o Grupo Ria, que desenvolve há 26 anos um trabalho de pesquisa literária especializada em autores como Machado de Assis, João Guimarães Rosa, Manuel Antônio de Almeida, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Gil Vicente, Eça de Queiroz, entre outros. Dentre os espetáculos encenados pelo grupo, atua em sete deles: "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis; "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente; "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida; "Sagarana", de Guimarães Rosa; "A Cidade e as Serras", de Eça de Queiros; e "A Rosa do Povo", de Carlos Drummond de Andrade. Todos os espetáculos sob a direção de José Paulo Rosa.

Junto a Manhas & Manias de Eventos, como Produtor Executivo, produz os espetáculos "Só os Doentes do Coração Deveriam ser Atores", texto e direção de Eduardo Figueiredo; "As Traças da Paixão", de Alcides Nogueira e direção de Marco Antonio Braz; "Cyrano", texto e adaptação de Denise Crispun, direção de Karen Acioly; e "Mulheres Alteradas", texto e adaptação de Andrea Maltarolli, direção Eduardo Figueiredo.

Em 2011, atua em “O Assassinato do Anão...”, texto de Plínio Marcos, sob a direção de Marcelo Drummond, em cartaz no Teatro Studio 184 em novembro e dezembro do mesmo ano. Produção Teatro Oficina Uzyna Uzona.

De 2013 até o momento preenche o quadro de atores da Allegro Produções Artísticas, atuando em shows infantis de mágica e palhaçaria apresentados por todo território nacional em escolas, instituições infantis, hospitais e eventos corporativos.

Em 2014 integrou o elenco da série “Copa do Caos”, direção de Newton leitão, produzido pela Cine Group e exibido pela MTv, interpretando o repórter e narrador de futebol.


O ator também marca presença e diversas campanhas publicitárias na TV e internet.

É o intérprete do personagem Azedo Azedume, antagonista da série "Parque Patati Patata" exibido diariamente pelo canal Discovery Kids Brasil e; aos sábados pelo canal aberto SBT (Sistema Brasileiro de Televisão do Grupo Silvio Santos).

59 comentários:

  1. Adoro o AZEDO. Ele só parece malvadp. ADOROOOOO!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, obrigado! Ele é um malvado bonzinho, né! Como não amar?! :) beijocas!!!

      Excluir
  2. minha neta Valentina e eu, adoramos o azedo...
    ele é um mau, muito bonzinho...
    divertidíssimo e muito simpático...
    não tem um dia, que passemos sem ver um clipe do patati patatá, em que azedo, apareça...:D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho... O Azedo deve estar muito contente em saber mas acredito que ele não vá contar pra ninguém que está feliz!!! um beijo!!!

      Excluir
    2. Sou seu fã João roncatto, curto muito o azedo azedume,vejo o parque Patati Patatá com meus filhos,eles amam

      Excluir
  3. Adoro o Azedo! Ele é muito engraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, demorei um pouco para passar por aqui mas não posso deixar de agradecer o carinho. Muito obrigado!!! Logo teremos mais temporadas!

      Excluir
  4. Adoro o Azedo! Ele é muito divertido.

    ResponderExcluir
  5. Fiz a pesquisa para saber quem é o ator que interpreta o Azedo Azedume...
    Passei a assistir a série do Parati Patatá por causa do meu filhote!
    Cara a personagem Azedo é fundamental a série... o ator arrasa na interpretação transformando o "malvado" bonzinho! Amoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau Lecimar, muito obrigado pelo depoimento. Me desculpe pela demora em responder. Há muito tempo eu não passava por aqui! Um abraço carinhoso.

      Excluir
  6. Parabéns João pela interpretação no parque Patati Patatá, adoro seu personagem "malvado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel!
      Obrigado continuarei me dedicando cada vez mais!

      Excluir
  7. Cara eu entrei aqui para descobrir o nome do ator por trás do personagem. Assisto o Parque todos os dias com meus filhos Miguel e João Lucas porque adoramos o programa. Sou muito fã do Azedo, adoro ele. Obrigado João Roncatto por trazer alegria e qualidade para a infância dos meus meninos. Um enoooooorme abraço Azedume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, me desculpe não ter visualizado antes. mas quero agradecer todo o carinho. Um beijo para toda família!

      Excluir
  8. Não tem como não amar o Azedo um personagem bonzinho que prefere maldades!!todo dia tenho que assistir já virou um vício não da pra ficar sem suas estrapuletices do dia a dia você é um ótimo ator João meus parabéns por atuar tão bem te desejo muito sucesso na sua carreira!!! Beijos❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela, muito obrigado pelo carinho! Um beijo carinhoso!

      Excluir
  9. O Azedo Azedume e tão mal que chega até ser uma fofura!!! Minha filha e eu amamos a série.

    ResponderExcluir
  10. Meu filhote e eu adoramos o Azedo! Ele é um docinho! Kkk

    ResponderExcluir
  11. Amo o parque patati patata por causa do meu filho de anos que adora também, dou muita risada com o azedo azedume, ele é um malvado bem engraçado! Parabéns pelo talento e trabalho.

    ResponderExcluir
  12. João,
    Boa noite!
    Passando para dizer o quanto admiro o seu talento. Amamos o seu personagem Azedo Azedume, nos diverte muito. Seria mais do que merecido um maior destaque para você quem sabe um programa solo, seria muito divertido. Parabéns!!!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, que responsa!!! Mais muito obrigado pela confiança. Aproveitar mais o personagem é uma ótima ideia sim! Obrigado e um forte abraço para todos.

      Excluir
  13. Eu e meu filho Otto adoramos o Azedo, ele é muito engraçado, rimos muito com ele. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Muito legal esse personagem.. minha neta adora..eu tb .rs

    ResponderExcluir
  15. Muito legal esse personagem.. minha neta adora..eu tb .rs

    ResponderExcluir
  16. Que bacana! E que carreira extensa! Parabéns! Engraçado é o alcance que o personagem azedo azedume tem! Muito legal! Me lembra um pouco o vilão de lazy Town. Super divertido e leve. Não causa "medo" nas crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suene, é verdade. Lembra muito o Robbie Rotten sim. Foi uma das minhas fontes de pesquisa.

      Excluir
  17. Aqui em casa eu e meus pequenos adoramos o Azedo e suas confusões e trapalhadas! O malvado mais querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais o que é isso... hehehe muito obrigado! Beijos para todos!

      Excluir
  18. Tambem adoro o azedo azedume,assisto tds os dias com meu filho!parabens.

    ResponderExcluir
  19. Azedo é meu malvado favorito �� kkkkk
    E essas covinhas na buchecha �� ....sucesso lindo

    ResponderExcluir
  20. Amoooooo o azedo kkkkkkkkkk, ele é muito engraçado.Ele é um malvado bonzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Azedo conquistando corações... já estou com ciúmes hehehe.. beijos e abraços.

      Excluir
  21. Meu filho Felipe (5 anos) disse que adora você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, obrigado e mada um abração forte para seu filho!

      Excluir
  22. Me filho Felipe (5 anos) disse que adora o Azedo!

    ResponderExcluir
  23. Me filho Felipe (5 anos) disse que adora o Azedo!

    ResponderExcluir
  24. Muito Bom,assisto com meu filho,as enterpretacoes são perfeitas!!! Parabéns azedo azedume.

    ResponderExcluir
  25. Uau, obrigado pelo carinho. Me deixa muito contente. Beijocas carinhosas.

    ResponderExcluir
  26. Gente sempre vejo com meu filho sempre tive curiosidade pesquusei ele é muito gato!! sem deixar de ser um ótimo profissional pacote completo!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  27. Muito bom, minha filha adora o Azedo kkkk. Parabéns João Roncatto

    ResponderExcluir
  28. O azedo é muito divertido e é oque nao pose faltar !!! Acho muito engraçado quando o azedo briga com o tranqueirinha. Kkkkkkkkkk o tranqueirinha nao para de rir kkkkkk

    ResponderExcluir
  29. O azedo é muito divertido e é oque nao pose faltar !!! Acho muito engraçado quando o azedo briga com o tranqueirinha. Kkkkkkkkkk o tranqueirinha nao para de rir kkkkkk

    ResponderExcluir
  30. Caraca! Que Curriculum é esse gente? Amei!!!! 😍 João Roncatto, o personagem Azedo é a pitada de diversão no parque Patati e Patatá.. Grande Abraço meu e da minha pequena Paloma que curte muuuuito!

    ResponderExcluir
  31. Caraca! Que Curriculum é esse gente? Amei!!!! 😍 João Roncatto, o personagem Azedo é a pitada de diversão no parque Patati e Patatá.. Grande Abraço meu e da minha pequena Paloma que curte muuuuito!

    ResponderExcluir
  32. Vc conseguiu fazer um personagem ranzinza ser extremamente carismático. Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir