Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Minha mensagem de Natal

Não consigo entender porque o ser humano é tão agressivo.
A vida poderia ser bem melhor se não houvesse disputas de poder ou se as pessoas não quisessem ser melhores que as outras.
Seria tão bom se vivêssemos sempre em paz querendo o bem comum de todos sendo humildes e gentis uns com os outros, dividindo tudo.
A lei da natureza é essa “o maior e o mais forte sobrevive”. Mas na natureza os seres são irracionais, não existe diálogo entre os serem embora, muitas vezes, nos surpreendemos com cenas do mundo animal que prova que até entre os serem considerados irracionais existe uma tentativa de compaixão.  A cada dia que passa fico mais triste com a humanidade. Muitos tentam pregar a compaixão: Jesus, Buda, Gandhi, John Lennon entre outros humanos comuns que se esforçaram e se esforçam muito até hoje.  Mas a grande maioria não. A grande maioria prefere ser tirana e deixar a tarefa da bondade, compaixão e união para o Messias que já veio ou que está por vir. O que as pessoas, os serem humanos não entenderam, é que os “Messias”  e o ativista da paz (acho que essa palavra deveria ter plural) vieram para ensinar que a bondade, a compaixão e a união devem ser praticadas por todos.  (Ou pelo menos foram criados pra isso). Meu Deus, por que querer se melhor que o outro? Por que tanto egoísmo? Tanta mediocridade? Tudo que eu mais queria é que o mundo fosse melhor para meus filhos. Por isso me esforço ao máximo para que um pouco seja mudado. (Lembrei-me da ultima frase de Brás Cubas)
Puxa vida, mas às vezes sinto que é em vão... Estou sendo muito sincero!! Sim, é triste.
Apesar de me sentir um pequeno ponto, um grão de areia nessa imensidão de universo, eu concentro minhas energias para mudar o que for possível.  
Ver o que acontece no Oriente Médio simplesmente por causa das fontes naturais cuja extração é a grande causa da destruição do planeta. A guerra financiada por instituições financeiras gigantescas, por um país que se julga superior, uma nação que se julga superior!!?
Ver o que acontece quando se empunha uma arma!!! Pra mim uma pessoa que empunha uma arma, seja quem for, nunca terá razão sobre qualquer coisa... Mas terá poder e não abrirá mão do ar de superioridade e prazer que a opressão proporciona. È, oprimir de certa forma causa prazer!
Olhar pela janela da minha sala e ver a senhora idosa tomando banho na poça de água suja à beira da calçada... Vê-la beber dessa água!! Verdade seja dita, eu não consegui ir até lá para ajudá-la naquele momento... Isso me fez por um instante tirano também. Me fez sentir raiva de mim!
Tudo isso pra mim é igual no mesmo sentido gênero, número e grau.
Às vezes acho que o ser humano não passa de um belo demagogo. Na hora de comentar sobre o nazismo, sobre a Guerra do Vietnã, sobre ataques terroristas, homofobia, miséria, fome, e outros males horripilantes que marcam a humanidade, tomam a postura devida e lembram da tarefa da bondade, compaixão e união, mas no geral e no cotidiano, suas atitudes são tão fascistas quanto aqueles que praticaram os males horripilantes.  Ou seja, são iguais....
Ao ver a senhora e perceber que não pude ajudá-la, fez-me sentir empunhando uma arma contra ela.  Mas isso fez mudar mais alguma coisa em mim. E me orgulho de ter sido para melhor. Essa é minha esperança, que todos mudem sempre para o melhor. Sei que é utópico mas o verde não me deixa desistir ou desacreditar.
Que neste natal, nesse novo ano que nasce, todos procurem mudar, um pouco que seja para o melhor, para o bem comum, e que a cada dia sejam deixadas de lado centenas de milhares de armas.
Feliz natal e um próspero ano novo para todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário